segunda-feira, 5 de abril de 2010

Fundamentos de Psicologia

CESSIN - Centro de Estudos Superiores de Santa Inês

Fundamentos de Psicologia.

Prof°. Manoel de Jesus Fernandes

INTRODUÇÃO:

COMO TUDO COMEÇOU
PSICOLOGIA

A ciência psicologia estuda o psíquico, (a alma), dividindo-se em psicologia racional e psicologia empírica. A primeira estuda os alicerces básicos dos processos psíquicos, bem como a natureza e a essência da alma, a espiritualidade, a imortalidade etc.; já a segunda estuda os fenômenos psíquicos, descrevendo e formulando suas respectivas leis.

Tem-se afirmado que a psicologia é uma ciência com um passado longo, mas com curta história, pois já na Grécia Antiga existiam indícios dessa ciência. O escrito de Aristóteles, A cerca da Alma, foi considerado por muitos o primeiro manual de psicologia. Tales de Mileto, muito antes de Aristóteles, levou em conta essa ciência como básica para a vivificação. Deve-se a Hipócrates a teoria dos quatro temperamentos, completada por Galeno.

A psicologia nasceu como capítulo integrante da filosofia e assim permaneceu durante séculos. Era definida como a parte da filosofia que estudava a alma.

Até o século XVI, os fenômenos mentais eram estudados sob diversas denominações. Em 1590, o filósofo Goclenius criou a denominação psicologia (do grego: psique—alma elogia—estudo da).

No século XVII, outro filósofo influenciou a psicologia. John Locke deu grande importância ao papel que desempenham as impressões sensoriais para o desenvolvimento de nossa experiência.

Os problemas básicos da psicologia, desde a antiguidade grega até o século XVIII, eram a existência da alma, sua essência e natureza, vindo logo após o estudo da percepção, da memória etc. A partir do século XIX ocorreu uma alteração significativa. Sob a influência de outras ciências, como a física e a biologia, os psicólogos passaram também à investigação seguindo as tendências do século.

No século XIX, Darwin apresentou o livro A Origem das Espécies, propondo a teoria da evolução por meio da seleção natural. Essa teoria teve grande importância por ter mudado o direcionamento do estudo psicológico ao responder as dúvidas do homem sobre sua criação.

Em 1879, Wilhem Wundt montou o primeiro laboratório de psicologia, na Alemanha. Também desenvolveu um amplo sistema de psicologia dos povos, liderando uma escola conhecida como estruturalista.

No início do século XX surgiram dois grupos de psicólogos que começaram a discutir o método estruturalista: do primeiro grupo participaram William James e John Dewey, e do segundo, John B. Watson (comportamentalista).

Em 1912, floresceu a psicologia de Gestalt, psicologia da forma, que enfatiza a vivência do sentimento e a totalidade estrutural das informações sensoriais acerca da vivência de cada pessoa.

A psicanálise foi criada entre 1885 e 1939 por Sigmund Freud, que interpretou a doença mental como algo proveniente de desvios de personalidade, de problemas surgidos durante o crescimento e outros fatores originados externamente.

A contribuição que a psicologia gerou para a humanidade tem como ponto central o ser humano, por meio do desenvolvimento da alma, desenvolvimento do conhecimento e desenvolvimento da saúde mental.

Porque eu tenho de aprender Psicologia?

Você tem de aprender Psicologia, entre outras razões, para conhecer e entender melhor os outros e a si mesmo.

Psicologia é o estudo do “eu”; é a ciência que procura explicar o indivíduo por meio dos estudos e processos mentais.

A Psicologia nos mostra como lidar com as pessoas e como podemos atuar na sociedade sem ultrapassar os limites do outro e os nossos limites.

SIGMUND FREUD (1856 - 1939)

Psicólogo e psicoterapeuta austríaco, nasceu em Freiberg, na Morávia. Considerado o pai da psicanálise, formou-se médico, especializado em neurologia e, a partir daí, voltou-se para o estudo da histeria. Freud fixou a base das teorias psicanalíticas sobre a neurose, por meio da análise dos sonhos e da livre associação. Trabalhou na elaboração da psicanálise, que é um método de tratamento para distúrbios nervosos ou psíquicos, isto é, que são gerados pela psique. Esse trabalho tem como objetivo fixar relações e interpretar os conteúdos inconscientes de tudo o que o paciente apresentava ao psicanalista, sendo que ele tinha por obrigação desvincular os motivos psicológicos dessas relações aparentemente aleatórias. Publicou várias obras, como: A Histeria, escrito em 1895 com a colaboração de Josef Breuer; A Interpretação dos Sonhos, em 1900, e, em 1905, Três Ensaios sobre a Sexualidade, sendo essa última publicação uma tese sobre a sexualidade infantil, que é o centro do seu pensamento acerca da normalidade e anormalidade do desenvolvimento psicos-sexual. Sua teoria atingiu grande popularidade nas décadas de 40 e 50, influenciando muitos seguidores.

CARL GUSTAV JUNG (1875 - 1961)

Psiquiatra suíço que, juntamente com Freud, fez crescer as primeiras teorias psicológicas baseadas no inconsciente.

Apesar da psiquiatria ser o centro de sua obra, a psicologia também fez parte importante em sua vida. Logo que começou sua carreira trabalhou durante dez anos em investigações que geraram dois trabalhos: A Psicologia de Demência Precoce (que posteriormente foi denominada esquizofrenia); e O Conteúdo das Psicoses (1908), que foi consagrado como o estudo das psiconeuroses, principalmente por meio da associação das palavras.

Para Jung, Freud foi seu verdadeiro líder por causa de seus estudos e pensamentos que, de uma maneira geral, assemelhavam- se com os dele. Durante dois anos, Freud e Jung proferiram uma série de conferências e uma intensa colaboração científica do movimento psicanalítico.

Com o aprofundamento de seus estudos psicanalíticos Jung e Freud acabaram divergindo e confrontando diferentes pensamentos, o que levou à ruptura do relacionamento entre os dois.

Dentre as principais obras de Jung podemos citar Metamorfoses e Símbolos da Libido e Os Tipos Psicológicos.




20 comentários:

  1. neurotica,só que através da pscológia descobriremos o mundo,sua constituição e o poder da mente.Madglinês.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Evelyn Maria Silva Vieira
    1º período de LETRAS no CESSIN
    "A Psicologia possui um longo passado, mas uma história curta"(HERRMANN EBBINGHAUS)Essa frase é muito importante na Psicologia, pois além dela ser um paradoxo, ela é bem realista, No texto COMO TUDO COMEÇOU NA PSICOLOGIA afirma que a psicologia é o estudo do comportamento e também dos processos mentais do ser humano ou melhor da "alma". O primeiro laboratório psicológico foi fundado pelo fisiólogo alemão WILHELM WUNDT em Leipzig na Alemanha. Dentro da Psicologia temos a Psicanalíse busca analisa o ser humano e o inconciente da mente humana, ela foi criada por Sigmund Freud.Também tem o Psiquiatra suíço CARL GUSTAV JUNG, juntamente com Freud, fez crescer as primeiras teorias psicológicas baseadas no inconsciente."Os homens
    pensam que possuem uma mente,
    mas é a mente que os possui..." (BOB MARLEY).

    ResponderExcluir
  4. A Psicologia é um dos estudos mais importantes, pois é o estudo do ser humano. Nela podemos obter explicações do próprio EU e também como compreender o outro. " Quando a mente está pensando, está falando consigo mesma"(PLATÃO).

    ResponderExcluir
  5. ψ a psicologia estuda o comportamento mental do ser humano, por algum tempo foi tida como parte da filosofia, ela trouxe muitos bens a sociedade como o desenvolvimento do conhecimento, da saúde mental, a psicologia é importante, pois nos permite ter uma nova concepção do “eu”

    Firmo, Letras 1º período noturno

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. A pisicologia pode nao ser tao complicada de se estudar,porem e nescessario o comhecimento amplo para que se possa compreeder ou pelo menos devemos ter uma nocao de como entender nossa mente
    sera por que pensamos em uma determinada coisa e rapidamente a imaginamos fisicamente
    quais serao os misterios que ha por tras de nossos pensamentos,sonhos e intuicoes.
    bom,sobre esta questao alguns podem nao compreeder mais mais sabemos que sempre nos seguem corriqueiramente!!!!!!!!!...
    FERNANDA SILVA REIS
    PRIMEIRO PERIODO DE LETRAS

    ResponderExcluir
  9. [red][b]Fernanda(1-período de pedagogia)("Aristóteles argumenta que é a razão que controla os nossos atos e nela há o raciocínio a partir dos dados dos sentidos;") -Eu concorco com ele,pois aparti do momento que algo é pensado,refletido e questionado,cabe daí a razão aceitar ou não essa tese que-lhes foi passada.o homem tem a facilidade de pensar,e ir em busca da sua teoria seje ela qual for,mesmo havendo dúvidas e enterrogações pela frente.Indo embusca da sua conquista,mais sempre havendo críticas em seu caminho.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. o que texto expresa que o homem tem o total poder de pensar e reagir e com o inicio ao estudo da psicologia ajuda a refletir e buscar a controlar seus proprios raciocinio isso que leva nois a expor nossas criticas e metas ao termo psicologia atual

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Diana Sousa Silva 2 período de letras no cessin

    A psicologia é designada como a ciência que estuda os processos mentais ,uma vez que seus objetos de estudos sao os fundamentos básicos dos processos mentais como a natureza, a essência da alma e a espiritualidade.
    A filosofia é a mola propulsora de tal ciência.Na busca incessante pelo conhecimento do mundo e do próprio ser, o homem tem rompido barreiras no campo da ciência, transformando a sociedade.
    desde o principio já se havia quem estudasse as leis do psique e com o decorrer do tempo a psicologia se se desenvolveu significantemente. sabe-se que com o desenvolvimento cada vez mais avançado das cidades,os problemas e conflitos aumentaram exaustivamente. faz-se necessário o estudo deste ser criador de conflitos que é tão complexo.Dos pré-socráticos até os psicanálise.a psicologia de desenvolveu-se significantemente.Esta tem contribuído fortemente para o desenvolvimento do homem,do conhecimento e da Saúde mental.
    Diana_josivam@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Raianne 2º período de Letras
    A Psicologia em sua maior parte estuda os processo mentais, com intuito de fazer com que nós possamos entender a mente humana e contribuir para o desenvolvimento do homem e seus conhecimentos.O estudo da psicologia também nos ajuda a refletir e expor nossas ideias e nossas criticas.

    ResponderExcluir
  15. Junior 2º período Letras.

    A psicologia é a ciência que estuda a alma, segundo ela, se um individuo te alma logo, ele tem ânima, ou seja, vida. Ela tem como raí a filosofia.
    Quando se fala em psicolgia, de imediato lembramos que ela estuda a mente das pessoas, ela faz com que o ser tenha mais capacidade de usar a razão pra construir suas idéias e posteriomente chegar ao pensamento sobre determinada coisa.
    Se o individuo ententer psicologia, logo, o mesmo terá mais chances de viver sem medo na sociedade pois esse estudo ensina como se comportar perante ela.

    ResponderExcluir
  16. O estudo da psicologia era guiado pela experiência, mas sem um principio teórico.Observa-se que a psicologia desde sua origem busca entender a alma, essência e natureza.

    Hoje podemos definir a psicologia como a ciência que estuda os processos mentais, as influências sociais e o comportamento social.

    ResponderExcluir
  17. A psicologia é uma ciência muito importante. Ela teve contribuições de vários pensadores. Foi criado por uma necessidade que o homem teve de se conhecer, entender os motivos pelo qual o levam a dizer uma coisa e fazer outra.
    O homem como ser pensante entende os outros homens, mas precisa conhecer o seu “eu”, sua alma. É natural esse questionamento já que suas ações os levam a isso.
    Rairle da Silva de Sousa, 1°período de Letras, noturno.

    ResponderExcluir
  18. Michael Barros da Silva
    O pensamento é algo muito relativo de pessoa para pessoa, todos tem livre arbítrio de mostra o que pensa, cabe a sociedade compreender e acolher essas idéias, sabemos que sempre todo pensamento é agradável, temos pensamentos que nem pode ser chamado de pensamento.
    Pensamento é algo que nos mostra pontos positivos e negativos do nosso dia-a-dia, é algo que vem do nosso consciente e nos mostra algo que queremos ver ou ouvir e que nosso inconsciente passa para nos em forma de imagens em nossa cabeça.

    ResponderExcluir
  19. shara(2*período de letras) Somente o homem tem a capacidade de construir o pensamento.o ser humano usa seu pensamento para procurar resposta e soluções para suas duvida,e obter conhecimento com o ato de pensa.

    ResponderExcluir