quarta-feira, 14 de abril de 2010

Comentários Prof. Manoel

Comentários Prof. Manoel
MADGLINES DISSE...
Nosso raciocínio é a chave do progresso até onde se quer chegar.
Prof. Manoel
Você foi muito precisa e coesa nas idéias, mas precisaria desenvolver melhor o seu pensamento. OK!

6 de abril de 2010 19:01
FRANCISCO DISSE...
Dentre várias utilidades, os conhecimentos na área de Filosofia são importantes para que você consiga associá-los à concepção de uma educação para a liberdade, proporcionando-lhe uma formação de um ser pensante e autônomo, dotado de uma identidade social única.
Prof. Manoel:
Gostei, ficou ótima a sua explanação, utilize outros conceitos que confirme a sua reflexão.

11 de abril de 2010 09:18
JONILDA DISSE...
Jonilda 1 período pedagogia
Eu já tinha assistido a esse vídeo varias vezes mais hoje eu assistir ele com outro olhar um olhar filosófico e ele me levou a muitas viagens. A filosofia nos leva a muitas sabedorias, nos leva a perguntar o porquê disso e daquilo nos leva a pensar e não "Maria vai com as outras" o vídeo ele é bem claro ele nos leva a indagações mais simples do nosso dia e do mundo.
Prof. Manoel:
Que bom que provocou algo em você, não esqueça que você é um ser pensante
11 de abril de 2010 18:03
Evelyn Maria disse...
EVELYN Mª S. VIEIRA
1° período de LETRAS no CESSIN
Esse vídeo, é muito sábio, pois o que é a mente humana sem pensamentos? Sabemos que o ser humano é um ser que rir, chora, ama, e acima de tudo vive, somos seres que queremos saber o PORQUÊ de tudo."A mente de um homem expandida por uma nova idéia não consegue nunca voltar às suas dimensões originais."
Prof. Manoel:
Espero que realmente o conhecimento possa ajudá-la para enriquecer na descoberta dos saberes que levam o ser humano a lugares altos, ou melhor, a vôos.


( Oliver Wendall Holmes ).

12 de abril de 2010 10:18
Sr. Liza biletrista disse...
ELIZAMAR C. LOPES
1° período de LETRAS no CESSIN
Assim como BUDA afirma que "Nós somos o que pensamos e tudo que somos surge com os nossos pensamentos. Com nossos pensamentos fazemos o mundo" Sabe-se que o homem é capaz de tudo, ou melhor quase tudo, pois a única coisa que o homem não tem capacidade é de deletar os pensamentos, pois eles são importantes para o ser vivente.
Prof. Manoel:
Podemos até dizer que somos o que pensamos, mas nem tudo que pensamos é algo verdadeiro e possível de ser realizado.
12 de abril de 2010 11:10
EDGOSTOSÃO DISSE...
Edmilson 1º de Pedágogia UEMA Cessin.
O vídeo nos mostra que está presente em todos os de nossa e nos ajuda questionar o passado e o futuro, será se isso ou aquilo aconteceu mesmo pra isso que está na ciência, para nos ajudar resolver estes problemas.
Prof. Manoel:
Eu sei que você quis dizer algo, mas fica impossível se ter uma conclusão óbvia.

13 de abril de 2010 06:12
ANDREIA DISSE...
Já tinha assistido o filme mas não com um olhar filosófico,mas assistindo agora me leva entender que tudo esta se transformando e com essa transformação vem as indagações o porque dessas mudanças.
Prof. Manoel:
Qual é realmente a sua conclusão as mudanças ou as indagações?
13 de abril de 2010 06:21
GENILDA DISSE...
Genilda 1° perido de pedagogia
Esse vídeo nos leva a uma viagem pelo passado de coisas que já se foram,mas que parecem tão presente. Isso nos mostra que a vida é cheia de mudanças e nos filósofos que somos devemos acompanhar essas transformações sempre nos questionando e dividindo nossas experiências de pensamento.
Prof. Manoel:
Ficou ótima a sua conclusão, mas afinal quais as experiências de pensamentos?


13 de abril de 2010 06:46
ALDYMARE DISSE...
Aldy Mary Pedagogia: Somos levados a questionar sobre a verdade de nossa existência, se algumas situações ocorreram realmente. Ter opinião própria, mesmo que elas venham divergir com as de outras pessoas, independente de sua certeza na totalidade. Claro que algumas opiniões receberão críticas inaceitáveis, mas nossa percepção individualista deverá ser respeitada.
Prof. Manoel:
O que nos pesamos ou que falamos, pode ou não contribuir para o conhecimento. Mas as nossas verdades podem ser aceitas ou não. O que realmente vale não é convencer, mas ser consciente das suas próprias idéias.

14 de abril de 2010 06:11
JUNIORPEDAGOGO DISSE...
Junior(1º período de Pedagogia):O pensamento do homem é que o leva a ir em busca do conhecimento.O mesmo sempre se questionará sobre a verdade, tendo assim uma atitude crítica que o levará a ir em busca de respostas para os seus questionamentos. Sendo um conquistador da sabedoria.
Prof. Manoel:
Realmente você compreendeu a essência e fez uma boa conclusão.

14 de abril de 2010 06:22

13 comentários:

  1. indiretamente um contribuiu com o outro,e alem de ser um estado da alma, ela nos mostra uma maneira mais atraente e simplificada de entender o homem e o universo em que ele vive.
    ateciosamente,

    maria de jesus
    primeiro periodo de letras

    ResponderExcluir
  2. A pisicologia pode nao ser tao complicada de se estudar,porem e nescessario o conhecimento amplo para que se possa compreender ou pelo menos devemos ter uma nocao de como entender nossa mente
    por que pensamos em uma determinada coisa e rapidamente a imaginamos fisicamente
    quais serrao os misterios que a por tras de nossos pensamentos,sonhos e intuicoes,
    bom sobre esta questao alguns podem nao compreender porem sabemos que nos acompanham corriqueiramente!!!!!!!!!!!!!!!!....
    FERNANDA SILVA REIS
    PRIMEIRO PERIODO DE LETRAS

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Rosimeire 1º Período de Pedagogia:
    Num olhar imediato pude refletir a importância do pensar na vida do ser humano. O vídeo relata "que você pode pensar muitas coisas, a única coisa que você não pode fazer é não pensar". Pensar é formar pensamentos ou idéias.
    Pensando você formula opiniões, questiona e interagem. O estado psicológico de um pensante, ou seja, as reações são diversificada, cada pensamento exige uma reação diferente.

    ResponderExcluir
  5. Késia Cristina 1º Período de Pedagogia:
    O vídeo aborda o pensar. Que podemos ser contra ou a favor das coisas que acontecem no Universo, dos grandes acontecimentos e descobertas, das religiões; acreditar ou não no que queremos.
    Podemos fazer um milhão de coisas se estivermos pensando, e apenas uma coisa é proibida, deixar de pensar.

    ResponderExcluir
  6. A dúvida gera questionamentos e interrogações, faz-nos desconfiar/desacreditar de tal informação. Entretanto, faz-nos refletir e averiguar as informações obtidas. Portanto, leva-nos à respostas concretas e autenticas.

    ResponderExcluir
  7. O texto "o ato de filosofar" foi bem criado por esse autor,pois mostra de forma clara,o pensamento,o questionamento que temos de tudo o que está relacionado as questões da filosofia.

    Delmara-1período-pedagogia

    ResponderExcluir
  8. Késia Cristina (1ºPeríodo de Pedagogia)
    Comentário do texto: A Filosofia leva-nos a pensar quais as coisas e princípios que constituem Sabedoria.
    Aborda conceitos sobre o homem sábio.
    Comenta que quando o homem deseja conhecer, o conhecimento é adquirido com mais perfeição.
    Evidencia que a ciência que investiga causas é mais instrutiva do que a que não o faz, e que foi partindo da indagação que os homens começam agora e começaram originalmente a filosofar, para então escapar à ignorância.
    Afirma que essa ciência é a única ciência independente, por tanto é a única que existe para si mesma; é também preciosa por se tratar de uma ciência divina.
    Conclui-se que a natureza da ciência que buscamos é a indagação e que os princípios e causas são os seus objetivos de estudo.

    ResponderExcluir
  9. [red][b]Fernanda(1-período de pedagogia)("Aristóteles argumenta que é a razão que controla os nossos atos e nela há o raciocínio a partir dos dados dos sentidos;") -Eu concorco com ele,pois aparti do momento que algo é pensado,refletido e questionado,cabe daí a razão aceitar ou não essa tese que-lhes foi passada.o homem tem a facilidade de pensar,e ir em busca da sua teoria seje ela qual for,mesmo havendo dúvidas e enterrogações pela frente.Indo embusca da sua conquista,mais sempre havendo críticas em seu caminho.

    ResponderExcluir
  10. Rosimeire (1ºPeríodo de Pedagogia)
    Comentário do texto: A Filosofia por ser um conhecimento que envolve questionamentos e que não tem respostas prontas e acabadas, pois, não é um conhecimento exato, se torna complexa e de difícil compreensão, criando assim idéias diversas do quer vem ser a filosofia e o que ela estuda.
    Dessa forma, quando se fala em filosofia ou de filosofo, logo se tem a idéia da Sabedoria ou do ser sábio, pois se imagina que o filosofo é alguém que possui um saber universal. No entanto, a filosofia não é um saber, e sim uma ciência do conhecimento que questiona o saber instituído. A filosofia é, sobretudo, um pensar, mas não pensar qualquer, mas sim, uma reflexão que tem como objetivo questionar o que já si conhece.

    ResponderExcluir
  11. Universidade Estadual do Maranhão
    Centro de Estudos Superiores de Santa Inês
    Curso: Pedagogia
    Disciplina: Filosofia da Educação
    Acadêmica: Maria de Jesus 2º Período:


    O autor Rubens Alves em seus questionamentos nos faz pensar sobre a realidade em que vivemos de modo filosófico nos fazendo perguntas e ao mesmo tempo respondendo de forma objetiva. Se pararmos para observar os nossos atos talvez diga que nós seres humanos somos educados apenas para sobreviver e não para cuidar do que é nosso por direito. O próprio autor diz em seu texto que nem ele mesmo tem respostas para os problemas em que aparecem diariamente. Nem nos mesmos, pois a cada dia as coisas vão mudando e a própria natureza revidando do que fazemos com ela. O texto nos deixa um questionamento para nós mesmo sobre os atos que fazemos constantemente.

    ResponderExcluir
  12. Universidade Estadual do Maranhão
    Centro de Estudos Superiores de Santa Inês
    Curso: Pedagogia
    Disciplina: Filosofia da Educação
    Acadêmica: Maria de Jesus 2º Período:

    O autor Rubens Alves em seus questionamentos nos faz pensar sobre a realidade em que vivemos de modo filosófico nos fazendo perguntas e ao mesmo tempo respondendo de forma objetiva. Se pararmos para observar os nossos atos talvez diga que nós seres humanos somos educados apenas para sobreviver e não para cuidar do que é nosso por direito. O próprio autor diz em seu texto que nem ele mesmo tem respostas para os problemas em que aparecem diariamente. Nem nos mesmos, pois a cada dia as coisas vão mudando e a própria natureza revidando do que fazemos com ela. O texto nos deixa um questionamento para nós mesmo sobre os atos que fazemos constantemente.

    ResponderExcluir
  13. Por que os seres humanos se educam?

    A Educação tem um papel importante no processo de humanização do homem e de transformação social. Dessa forma, a evolução da Educação está intrinsecamente ligada à evolução da sociedade. Inserido nesse contexto, o professor é um dos principais agentes que possui meios para transformar a Educação através de uma prática pedagógica consciente e renovadora, com metodologias coerentes com a realidade dos educandos.
    Educadores necessitam de abandonar a ideologia da escola como segundo lar, daquele lugar onde as condições sociais e econômicas dos alunos não teriam a menor importância. É conhecimento comum que os tempos modificaram e os jovens são outros, então não há motivo de mantermos a mesma postura e fazer comparações com o passado e aumentar o desespero perante ações dos educandos. Temos que ter ações coligadas com a realidade e anseios de nossos jovens inseridos em um mundo tecnológico e dinâmico.
    Eudilene de sousa 2°Periodo de PEDAGOGIA

    ResponderExcluir